sexta-feira, 26 de junho de 2015

Descoloração



Como Descolorir Cabelo Preto

Se você tem o cabelo preto tingido ou natural e quer descolorir, esse post é para você! Vou ensinar especificamente como descolorir cabelo preto: tingido ou natural.

A descoloração do cabelo preto é mais complicada do que de cabelos mais claros. Se você tem os cabelos pretos com certeza já ouviu que é impossível descolorir e possivelmente já foi no salão tentar mudar o cabelo e o cabeleireiro te disse que não dava. Calma que tem jeito! Vou explicar direitinho para vocês nesse post o motivo do cabelo preto ser tão difícil de descolorir e também como descolorir cabelo preto e continuar com os fios na cabeça.
O Mito: Cabelo Preto é Impossível de Descolorir

Pra entender o motivo dessa informação – incorreta por sinal – ser tão difundida precisamos primeiro entender como funciona o processo de descoloração. A grosso modo o que o descolorante faz é remover o pigmento do fio. Ele abre bastante a cutícula e vai bem fundo no seu fio para retirar o pigmento natural ou artificial. E como o cabelo preto é bastante pigmentado descolorir o preto é mais difícil. O descolorante é um produto bastante agressivo e como a descoloração do preto é mais demorada, os danos nos fios são maiores. Entretanto, hoje em dia a tecnologia dos produtos é mais avançada e é possível passar por esse processo causando menos danos.


Como Descolorir Cabelos Tingidos de Preto

O cabelo tingido de preto apresenta uma dificuldade ainda maior de descoloração do que o cabelo preto natural por alguns motivos. Primeiro, o cabelo já passou por um processo químico para ficar dessa cor e mesmo que não aparente, já sofreu algum dano. Segundo porque o tamanho da molécula do pigmento químico é bem maior do que a molécula do pigmento natural, o que torna mais difícil a remoção desse pigmento do seu cabelo, principalmente se você usou tintas de caixinha (aquelas que já vem com a oxigenada e são encontradas facilmente em farmácia), que tem moléculas maiores. Está aqui a grande diferença entre as tintas de farmácia e as de uso profissional, por isso sempre prefira um produto de melhor qualidade mesmo que seja para pintar o cabelo de uma cor como o preto. E sempre que possível prefira tonalizantes a tinturas permanentes, pois os tonalizantes possuem moléculas menores ainda.

Mas tá, você usou tinta preta e de farmácia. Como proceder? Calma que tem jeito!



Por Onde Começar e Como Fazer

Tenha paciência. Pode parecer besteira, mas esse é um processo demorado e sair dessa com o cabelo bonito e saudável vai ser difícil e trabalhoso, pode levar várias descolorações. Ou se você descolorir tudo no mesmo dia, o cabelo vai sair bastante danificado e precisando de muito tratamento. De repente vai aparecer um compromisso importante e seu cabelo vai estar no meio do processo, com uma cor feia e você vai ter a maior vontade de jogar uma tinta preta nele de novo. Calma! Pense em tudo o que eu falei antes e no trabalho que já deu pra chegar aqui.
Você vai ter que investir bastante tempo e dinheiro nos produtos corretos. Antes de começar o processo junte uma grana ou compre os produtos aos poucos. Principalmente os de tratamento. O descolorante vence rápido e é melhor comprar quando for usar. Hoje em dia tem muita informação na internet, aqui mesmo eu já fiz resenha de alguns dos meus produtos favoritos.
Planeje. Tente passar por esse processo com uma certa antecedência de alguma festa ou evento importantes.
Se seu cabelo é tingido de preto tente passar primeiro um produto decapante para tirar o máximo da tinta. Produtos como o Dekapcolor e similares tiram o pigmento do cabelo sem descolorir e não danificam quase nada. Bem melhor tentar isso antes de sair descolorindo (só funciona para cabelos tingidos).
Compre um descolorante forte e de uso profissional, de preferência um que descolora de 7 tons para cima.
Procure um profissional de confiança. Essa dica é para quem vai fazer no salão e eu realmente recomendo que você vá em um salão se não tem muita habilidade com essas coisas. Mas já ouvi muita história de quem foi no salão e saiu com o cabelo pior do que estivesse feito em casa, eu mesma já contei algumas experiências aqui. Então procure referências e gente que já passou por processos parecidos.
Siga um cronograma capilar. Alimente o seu cabelo com tudo o que ele precisa entre uma descoloração e outra. Só siga com o processo se você sentir que seu cabelo está saudável.

Fonte: rockmycloset.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário